sábado, 29 de setembro de 2012

Trânsito, radar e "bom senso"

Há alguns meses, publiquei aqui um artigo sobre radares e trânsito. Ele não é novo, como eu já disse, e, na época em que o escrevi, tive a oportunidade de divulgá-lo por e-mail para meus então colegas de universidade. Sempre tive vontade de publicar aqui algumas das reações ao texto, bem como minhas "tréplicas". Começo a fazê-lo aqui. Pra evitar constrangimentos, preservo a identidade de meus interlocutores. Também não tentei fazer correções na grafia ou gramática.

----- Original Message -----
From: R.
To: c.@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, September 19, 2007 5:44 PM
Subject: Re: [c.] Off-topic: Semana de trânsito


Sobrou um tempinho entao li o seu mail...
Vou nem discutir pois acho q vc tem razão na maioria das coisas. Mas só vou concordar q o uso dos radares é um ato de melhoria do trânsito quando a SMTT for realmente atuante no q se diz respeito à melhoria do tráfego e não apenas a arrecadação. Gostaria de saber quem é o engenheiro de trânsito (devidamente capacitado) responsável e que permite aquele semáforo no jardins em frente ao bompreço, q coloca uma faixa de pedestre em cada lado do cruzamento (fica ateh bonito visto de cima), q permite estacionamento dos dois lados da via diminuindo o fluxo de carros e aumentando a probabilidade de acidentes, q molda o trânsito ao belprazer dos comerciantes, q faz obras em horário de pico nas vias de grande fluxo sem nem ao menos avisar, q fez aquele exemplo de cruzamento na francisco porto, q fez o elevado da saneamento literalmente troncho, q colocou um radar na descida desse elevado q soh permite ver o fluxo quando já está descendo etc. Fora q a SMTT é omissa no q se diz respeito às outras infrações como parar em faixa dupla, ônibus parar no meio da via pras pessoas descerem (e nao eh por falta de espaço), péssimos motoristas que dirigem no meio da via a 20Km/h prejudicando o trânsito, lixo jogados pelos carros etc. Pra mim radar é sim um meio rápido, barato e eficiente de arrecadar dinheiro. Fiscalizar a velocidade em ruas cheias de buraco pra mim é chover no molhado e sacanear com os motoristas q são imprudentes devido ao próprio descaso do órgão responsável por gerenciar o trânsito, com algumas excessões óbvio. Sugestão: faz uma pesquisa de quantos acidentes são causados não só pelo excesso de velocidade mas por buracos, atropelamentos de pedestres q teimam em andar pela rua pq a calçada não é da cor q ele gosta, local indevido de estacionamento, cruzamentos mal feitos, motoqueiros imprudentes etc. Acho q a culpa não é só da velocidade, até porque acho q aracaju tem muito buraco e muito carro estacionado na rua pra se conseguir andar rápido. Ao meu ver a SMTT daqui não tem moral alguma em pedir educação no trânsito. É dificil ser educado na feira.

2 comentários:

  1. Eu me recordo deste seu email, como também dos "aplausos e vaias" que surgiram a respeito (o meu foi aplauso :) ). Acredito que essa réplica é mais do mesmo sem respaldo algum e com apenas opiniões pessoais e um comentário engraçado: "Sugestão: faz uma pesquisa de quantos acidentes" - porque ele não citou uma e usou como base? hehehe...

    ResponderExcluir
  2. eu fico horrorizada lendo: andar a menos de 60 Km/h.

    alguém já viu o estrago que um carro faz numa pessoa, transitando a 50 Km/h? será que os motoristas sabem seu tempo de freio a 30, 50 e 60 km/h. o aumento nao é linear, só para dar uma dica.

    tem um monte de videos no you tube, basta procurar por crash test, por exemplo: http://youtu.be/6pVF1Wr7GLQ

    e aí, vamos ver o que acontece quando a crianca está fora do assento ou mesmo o passageiro no banco de trás sem cinto?

    adoro multas, em 26 de carteira nunca fui multada e aqui tem radar há muito mais tempo que no Brasil

    ResponderExcluir

Destaque

Todas as famílias da Terra

Grandes foram as civilizações da Mesopotâmia: Suméria, Acádia, Assíria, Babilônia; imortais, os seus nomes: Gilgamés, Sargão, Hamurábi, Assu...